APLICATIVO PARA ESTIMAR CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA É CRIADO PELA POLI-USP

Publicado 18 | Maio

Pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) desenvolveram um modelo matemático e um software que ajudarão no dimensionamento de sistemas de captação e aproveitamento de água de chuva. A ferramenta é chamada Captação de Água de Chuva (CAPCHU). O sistema é capaz de coletar dados pluviométricos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e, com base nestes dados, determinar qual a demanda e volume do reservatório. "Ao entrar no sistema, o usuário primeiro escolhe o período de chuva e estação meteorológica para obter as informações pluviométricas necessárias, referentes à região na qual pretende construir o reservatório. Depois, define itens como o tamanho da área de cobertura (disponível para captar água), o fator de captação, a variação da demanda de água diária e do volume do reservatório de armazenagem para o projeto", comenta o diretor técnico do Centro Internacional de Referência em Reuso de Água, José Carlos Mierzwa. Outro ponto positivo é que o software proporciona uma otimização maior do tempo, já que os resultados são apresentados em gráficos anuais, mensais e diários, sendo necessário o uso manual apenas para utilização de dados pluviométricos além do CPTEC.

"Como é possível trabalhar com vários cenários - por exemplo, pode-se fazer uma estimativa de maior ou menor demanda -, o profissional que está projetando o reservatório poderá escolher a melhor opção para sua obra, tanto em termos de aproveitamento máximo da água da chuva quanto em relação ao melhor retorno de investimento", destaca Mierzwa.