PLANO CERTEIRO PARA OTIMIZAR OBRAS

Publicado 22 | Novembro

Em tempos de acirramento da concorrência, prazos apertados e encarecimento da mão-de-obra, o planejamento ganha ainda mais importância para garantir obras produtivas, com qualidade e entregues no prazo. O assunto lotou as dependências do auditório da Casa da Indústria durante a palestra técnica realizada pelo engenheiro Carlos Santos, na última terça-feira, numa promoção do Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário 9Sinduscon) de Pelotas e Região.

Disseminado principalmente nas grandes e médias empresas, o planejamento ainda precisa alcançar um contingente maior de pequenas construtoras. No entanto, esse quadro tende a mudar, segundo Santos. "Com o crescimento do mercado e o aumento do número de obras, as construtoras já perceberam a importância do planejamento de obras", declarou.
O planejamento inclui plano diretor de toda a obra (longo prazo), e também estudos de médio e curto prazo, focando as metas da equipe e programações diárias por pavimento. Engloba, também, o planejamento de contratações de mão-de-obra, custos e orçamento. Com tudo isso equacionado e amarrado, as probabilidades de ocorrerem erros, retrabalhos, desperdícios e atrasos ficam reduzidas.

O palestrante destacou ainda que o trabalho de planejamento é baseado em metodologias para implantação de etapas, ferramentas e, também, softwares que ajudam a quantificar e a "enxergar" problemas e soluções. Aos participantes, Santos forneceu um esboço básico de planejamento.