SINDUSCON/PELOTAS ORIENTA CONSUMIDORES PARA CONTRATAR EMPRESAS LEGAIS

Publicado 13 | Fevereiro

Construir a casa, reformar ou ampliar a que se mora, é o sonho de muitas famílias. Mas quando a obra começa, o sonho pode se transformar em pesadelo para muitos. Por isso, planejar, pesquisar antes de fazer qualquer tipo de contratação e profissionalizar com amparo jurídico são algumas dicas divulgadas pela Comissão de Obra Legal do Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região.

A contratação de empreiteiros, por exemplo, é regulada pelo Código Civil, sendo um contrato que envolve uma obrigação de resultado, por exemplo executar uma obra. Conforme o assessor jurídico do Sinduscon, Daniel Nunes, em se tratando de obra residencial, é necessário que o contrato apresente um objeto determinado, se possível com um memorial descritivo específico; prazo de entrega da obra definido; preço fixo determinado ou, pelo menos, estimado, através do auxílio de uma planilha de preços unitários; e, por último condições de pagamento bem definidas, sendo aconselhável o pagamento vinculado à execução e efetiva de entrega de etapas da obra.

Nunes também destaca que é imprescindível procurar profissionais capacitados para a execução do projeto, os quais têm expertise para calcular a quantidade e a qualidade dos equipamentos aplicados à obra, bem como, engenheiro ou arquiteto para fiscalizar a obra, os quais terão a função de documentar o cumprimento do contrato, dando suporte técnico em uma eventual disputa judicial.

SEGURANÇA – O engenheiro Fabrício Iribarrem, presidente do  Sinduscon/Pelotas, destaca que a entidade está de portas abertas para auxiliar os futuros contratantes na escolha de empresas locais confiáveis à execução dos serviços. “Contamos com uma carteira com mais de 100 empresas associadas e atuação há três décadas na organização e representatividade do setor”, disse.  O Sindicato pode oferecer o suporte com os contatos das melhores empresas construtoras locais. “Acredite que possa realizar seu sonho. Mas lembre-se, para que não seja um pesadelo, boa parte das ações deve partir de seu compromisso e disposição em planejar, pesquisar e acompanhar todo o processo”, finalizou o presidente. Nas mídias sociais da entidade, está circulando campanha informativa com o passo a passo para assegurar as contratações legais que ofereçam mais segurança às famílias que estão na fase de construção de suas residê