MARCOS FONTOURA PARTICIPA DE REUNIÃO DA CBIC

04/03/2024 - 0:00

Reforma Tributária e preservação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foram temas destacados durante a reunião do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizada nesta última semana. O presidente eleito do Sinduscon/Pelotas, Marcos Fontoura, representou a categoria local através de participação por meio remoto.

As iniciativas que desviam os recursos do FGTS de sua finalidade original, como é o caso do saque-aniversário e diversos projetos em apreciação na Câmara e Senado foram alvos de críticas durante a reunião. A CBIC também defende revisões do regime tributário em segmentos da cadeia produtiva da construção, visto que, o escopo da Reforma Tributária   visa uma neutralidade da carga e busca evitar uma guerra fiscal no país, mas precisa ser diferenciado para alguns segmentos.

Renato Correia, presidente da CBIC, apontou que existe um problema de aculturamento no setor e é preciso levantar a preocupação sobre as mudanças que a Reforma apresentará. “Precisamos ficar atentos e saber como fazer essa transição para não prejudicar empreendimentos que já estão em andamento e para que isso não afete o bolso do consumidor”, destacou.

De acordo com Correia, a entidade está fazendo parte de um projeto de engajamento sobre o tema, e convidou a todos para uma reunião no dia 18 de abril, que acontecerá presencialmente em Brasília.

O vice-presidente do Jurídico da CBIC, Fernando Guedes, detalhou o trabalho que a entidade realizará na sistematização dos Grupos de Trabalho (GT), na produção técnica e nas atividades em andamento. “Estamos saindo da fase de discussões e partindo para a ação. A participação de todos é imprescindível, pois a solução pode variar em cada região do país”, destacou.